• Cadastro

415 perguntas

938 respostas

4,411 comentários

1,949 usuários

Todos os cemiterios tem cruzeiro das almas?

0 votos
Seguinte é à primeira vez que uma entidade de esquerda me pediu pra fazer uma entrega no cruzeiro das almas e não sei como entrar e como é quem saudar primeiro agradeço aquele que puder me esclarecer  bom sábado a todos
perguntou Ago 9 por Sergio

1 Resposta

0 votos
Sérgio, isso vai depender de vários fatores ou mesmo de costume e tradição passados dependendo de cada casas.

Primeiro, o cruzeiro das almas é geralmente a cruz em pé que fica dentro do cemitério onde se acendem velas e são feitas as orações. Se não todos, acredito que a maioria dos cemitérios possuem. Se não possuir, você pode por opção chegar ao centro do cemitério entre as duas passagens entre os túmulos que se cruzarem (cruz) e fazer lá a entrega.

A entidade que fez o pedido é a sua?
Ela lhe pediu que tipos de elementos para a entrega?
você possui autorização do dirigente do terreiro para isso?
Se julga não ter a firmeza necessária, peça a um médium mais antigo e experiente para ir contigo.

A questão da saudação eu faço assim:

Antes de entrar: Na esquerda do portão saúdo o guardião da porteira (não precisa um nome específico de falange pois podem ser vários) Na direita eu saúdo Ogum Megê

Entra para dentro, vai até o cruzeiro e virando para a esquerda dele;
Saúdo Sr. Omulu (Chefe das almas)
Virando para a direita:
Saúdo Sra iansã (Chefe das almas)
Saúdo aos guardiões do cemitério e peço licença para o que vim fazer.

Depois de feito, saúdo os guardiões, Iansã, Omulu, dou três ou sete passos para trás, me viro e não olho mais para trás.
(dica: se tiver com mais alguém, evite chamar a pessoa dentro do cemitério para ir embora por exemplo)

Chegando na porteira, saúdo Ogum Megê, saúdo o guardião da porteira e digo:
Tudo o que é daqui permanece aqui, não permito que nada me acompanhe ou me siga.

Depois vou pra casa, dependendo da situação por outras ruas diferentes da que vim, e chegando em casa, antes de entrar, repito:
Tudo o que é de fora, permanece fora, não permito que entre.
Tiro o calçado antes de entrar, levo na mão até um tanque por exemplo e limpo o solado do calçado.

Essa é a forma que eu aprendi. Qualquer, sugestão, opinião ou acréscimo é bem vindo.

Espero ter ajudado de alguma forma!
Axé!
respondida Ago 29 por FC (1,240 pontos)
...