+1 voto
Estou na umbanda a pouco tempo, sou médium semi consciente e a casa que frequento é só linha branca, mas nenhuma entidade riscou o ponto até hoje, na ultima gira uma irmã da corrente estava "discutindo" com outra sobre receber mais de 1 orixá na mesma noite e uma disse assim: "é simples, se isso acontecer a gente fecha a cortina, pega a tabua e o pai de cabeça risca o ponto.." aí fiquei em dúvida.. Como funciona esse ritual? E porque nunca fizeram antes?
Abraços e Axé
perguntou por

2 Respostas

0 votos
Então amigo, você teria que tirar essa duvida com o dirigente da casa, o guia só da seu ponto riscando quando realmente for necessário, tenho 3 anos de umbanda e os meus ainda não deram seu ponto riscado, nesse caso deve ser alguma doutrina da casa. Converse com o dirigente da casa coloque sua duvida diante dele.

Abraços.
Axé!
respondida por
0 votos
Boa tarde Roberta. Tudo bem? Meu nome é David Dias e sou Sacerdote de Umbanda. Essas dúvidas são mesmo normais no inicio da jornada espiritual umbandista.

Na Umbanda, assim como na língua portuguesa, temos um problema de nomenclatura. Assim, muitas vezes dizemos algo para uma pessoa que certas vezes entende outra.

Compreendemos como "Guia", o espírito que trabalha na Umbanda, como pretos-velhos, caboclos, baianos, exús, pombagiras, etc. Percebo que, diferente desta nomenclatura, você está se referindo à "Orixá de Cabeça".

O Fato é que Orixás são Divindades de Deus. Seres Naturais. Cada médium possui o seu e cada orixá conhece o seu filho. Os Orixás se fazem presentes, incorporados ou não, para fornecer-nos irradiações que precisamos e/ou somos carentes durante essa encarnação. Esta é a principal função deles para conosco.

O seu pai ou sua mãe de cabeça, só riscarão um ponto quando eles julgarem isso necessário. Caso contrário, fique tranquila, pois o que realmente importa não é o ponto que ele riscará no chão e sim a relação de respeito e reconhecimento que você tem para com eles.

Que Oxalá lhe ampare e lhe guie nessa caminhada!

Abraços,

David
respondida por (1.3k pontos)
Muito obrigada, vocês me elucidaram, fiquei na dúvida por medo de pedirem para meu orixá riscar o ponto e não fazer certo.. Rsrsrs
Abraços e Axé
...